terça-feira, 4 de junho de 2013

Trabalho desenvolvido pela Professora Rosane, com os alunos do 3º ano do EM.

Desde 1851, o Brasil enfrenta, a cada verão, epidemias de dengue. O problema, que foi trazido pelos navios negreiros na época da escravidão, vem se agravando, ameaçando a saúde da população brasileira.
Os estados do Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais correspondem a 71% dos casos de dengue. As altas temperaturas e o grande volume de chuvas favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes aegypty. Porém, o principal agravante é o descuido das pessoas.
Atos simples como não limpar piscinas e quintais, não higienizar vasos sanitários podem aparentar não ter perigo, mas além disso, o comportamento empírico da população e a falta de informação são os precursores da epidemia.
Existem muitos mitos sobre a prevenção da doença, como: achar que borra de café no vaso de plantas mata as larvas do mosquito, que os ovos sobrevivem por pouco tempo sem água e que a segunda vez que uma pessoa contrai a doença essa será do tipo hemorrágica.
E’ preciso que haja campanhas, principalmente em periferias e bairros carentes, onde há menos circulação de informações corretas, para alertar e ensinar a população que esses mitos apenas prejudicam a erradicação da dengue.


Por Leticia Saraiva – 3° JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário